sexta-feira, 25 de maio de 2012

NOVOS PARÂMETROS DE CORREÇÃO DO ENEM


O MEC (Ministério da Educação), responsável pela edição, aplicação e correção das provas, anunciou, nesta quinta-feira, novos parâmetros de correção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), para garantir a confiabilidade das notas.


A nota da redação do Enem vale 1.000 pontos divididos em cinco quesitos avaliados em até 200 pontos cada (domínio da língua, capacidade de argumentação e compreensão do tema, entre outros). Até o ano passado, a prova era examinada por dois professores e a diferença entre as avaliações deles não podia ultrapassar 300 pontos. Se isso acontecesse, um terceiro corretor era convocado para avalizar o resultado.

A partir de agora, a margem de erro foi reduzida para 200 pontos. Os avaliadores também não podem apresentar diferença maior do que 80 pontos em cada um dos cinco critérios de análise. Caso a discordância persista, outros três professores serão chamados para fazer a revisão do exame. Vale ressaltar que os avaliadores são independentes, ou seja, um não conhece a avaliação do outro.

A mudança será implementada a partir da próxima avaliação, marcada para os dias 3 e 4 de novembro de 2012.

O manual do aluno deste ano estará disponível em julho e fornecerá exemplos de redações consideradas adequadas aos moldes do Enem, com as normas de correção.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o Enem 2012 estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (28) até 15 de junho. Como já foi mencionado, a prova ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro.

O gabarito da prova será divulgado no dia 7 de novembro e o resultado em 28 de dezembro. A prova será aplicada em 140 mil salas de aula.


COMPETÊNCIAS DO ENEM

São cinco as competências avaliadas na prova de redação, conforme se verifica a seguir:

1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita

Demonstrar um conhecimento mínimo de regras básicas de escrita na nossa língua, ou seja, respeito às normas gramáticais.

2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo

Essa competência envolve a compreensão da proposta de redação (tema) na elaboração de um texto dissertativo-argumentativo em prosa. Interessa nesse quesito, que o aluno adote um posicionamento crítico e reflexivo diante de determinada questão ou expresse sua opinião de modo claro e coerente. Para tanto, deve valer-se de seu conhecimento de mundo, adquirido através da leitura de textos diversificados, principalmente os jornalísticos.

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

O aluno deve ser capaz de selecionar dados, informações ou argumentos que sejam pertinentes ao tema proposto. Além disso, é importante saber organizar as ideias a partir dos argumentos escolhidos, a fim de apresentar uma interpretação lógica e coerente para a situação-problema em questão, a fim de demonstrar seu ponto de vista em relação ao tema proposto.

4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Organizar os argumentos no texto de modo lógico e coerente. Para isso, é fundamental utilizar os chamados elementos de coesão textual e/ou os organizadores argumentativos, como, por exemplo, advérbios, locuções adverbiais e conjunções, estabelecendo relações adequadas entre termos e também entre os parágrafos, sobretudo no desenvolvimento do texto, a fim de que o sentido seja construído de maneira clara e objetiva.

5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural

Toda a construção da argumentação deve ter como objetivo a apresentação de possíveis soluções para a questão levantada, que devem resultar de uma relação lógica e coerente com os argumentos, opiniões, informações e dados apresentados no desenvolvimento.





Um comentário:

  1. Lucina,
    A sua contribuição é sempre muito valiosa.
    Bom final de semana!

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