segunda-feira, 16 de março de 2009

CORDEL NA CASA DA LEITURA

CORDEL NA CASA DA LEITURA
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - campus Floriano conta com uma Casa da Leitura que possui um número expressivo de livros dos mais variados gêneros textuais, entre eles o cordel, os quais foram doados pelo MEC e pela comunidade local. A Casa da Leitura foi um projeto idealizado e concretizado por professores, coordenadores, alunos e pela direção da escola no ano de 2008. É um espaço diferenciado para a leitura, pois é muito aconchegante, além de ser um ambiente propício para o desenvolvimento de projetos e oficinas de produção e interpretação textuais.
O projeto Cordel na Casa da Leitura surgiu a partir de reflexões sistemáticas sobre o ensino-aprendizagem da língua materna no PROEJA - Educação de Jovens e Adultos do Curso de Informática Integrado ao Médio, 1ª série, módulo II, visando a um desenvolvimento efetivo de várias competências e habilidades textuais e ao aproveitamento do espaço da Casa da Leitura.
As atividades começaram no dia 02 de março de 2009, com encontros semanais que ocorrem às segundas-feiras, às 18h 30min, com uma duração de 45min. O tempo previsto para a execução deste projeto é de 60 dias.
O cordel chegou ao Brasil trazido na bagagem dos colonos portugueses por volta dos séculos XVI e XVII. Nessa época, ele era vendido em “folhas soltas”. Foi somente a partir do século XIX que o folheto, na forma como o conhecemos atualmente, passou a ser editado e comercializado no Brasil, através do grande cordelista Leandro Gomes de Barros, considerado patriarca do gênero literário, nascido em Pombal na Paraíba, berço da literatura de cordel.
Como arte popular, o cordel sempre foi vendido nas barracas das feiras livres, pendurados em cordões. No Nordeste, ele já foi o jornal, a música, o lazer que reunia o povo tanto nos salões como nos terreiros das casas para fantasiar as histórias lidas e/ou declamadas por aqueles que dominavam a leitura.
Nos dias atuais, o cordel pode ser encontrado para além do território espacial que sempre lhe foi destinado, o Nordeste, pois com o advento da internet, vários sites trazem a origem, a história, os principais cordelistas e a literatura de cordel disponíveis para qualquer leitor interessado em conhecer esta arte. Mesmo assim, muitas são as pessoas que desconhecem este gênero o que torna imprescindível sua difusão através da educação. No entanto, a escola, lugar apropriado para difundir o conhecimento e a arte, muitas vezes, se exime de trabalhar gêneros como este. Pensando assim, foi que nasceu a intenção de resgatar esse tipo de literatura e proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de conhecer a riqueza de nossa cultura, rever aspectos de nossa identidade, além de ser um incentivo à leitura e à produção efetivas de textos.
Alguns dos objetivos específicos a serem alcançados são: levar o aluno a ler efetivamente; conhecer a história da literatura do cordel no Brasil e a biografia dos principais cordelistas; trabalhar as noções básicas de versificação; fazer paráfrase oral e escrita; trabalhar a expressão corporal (dramatização) e a gramática a partir dos textos lidos; produzir cordéis com motes variados; promover um evento artístico na Casa da Leitura para toda a comunidade escolar.
Posteriormente, estarei postando todos os encontros, a metodologia e os resultados obtidos. Então, até a próxima!

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