Este artigo se insere na área de Linguística Textual e tem como objetivo mostrar que nossos alunos utilizam adequadamente os recursos coesivos necessários a uma boa tessitura do texto, quando a produção textual ocorre a partir da interação. Para isso será feita uma revisão de literatura sobre o que é texto, sobre o ato de escrever e sobre os principais mecanismos de coesão. Em seguida, será analisada uma paródia que foi escrita durante um Projeto de Leitura realizado em 2003, com alunos do 2º ano de Ensino Médio do CEFET-PI / UNED-Floriano, atual Instituto Federal do Piauí (IFPI). De acordo com esta pesquisa qualitativa, evidenciou-se que os mecanismos coesivos mais utilizados na paródia foram os de referenciação; que a coesão nem sempre garante o sentido do texto, necessitando, muitas vezes, dos fatores de textualidade levados em consideração no momento da interação produtor texto receptor; e que, a produção textual em sala de aula, quando feita a partir de uma atividade concreta, com interlocutores reais, tem mais chance de produzir textos coesos e coerentes que aqueles produzidos de forma mecânica, apenas como cumprimento de um exercício.
Palavras-chave: recursos coesivos, referenciação, produção textual, interação.
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