quinta-feira, 5 de março de 2009

Novas Regras Ortográficas

Decreto 6583
Entrou em vigor, desde o dia 1º de janeiro de 2009, as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Conforme o decreto 6583, o novo acordo obedecerá o período de transição de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012, tempo em que coexistirão a norma ortográfica antiga e a nova norma estabelecida.
As mudanças ocorridas devem atingir todos os países que têm como idioma oficial o português.
Em nosso país, somente 0,45% das palavras usadas pelos brasileiros terão a escrita alterada e em Portugal calcula-se que 1,6% do vocabulário sofrerá modificações.
Não se esqueça...
A ortografia é uma convenção social e sua finalidade é ajudar a comunicação escrita entre as pessoas.
O Brasil é um dos oito países (Portugal, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) que tem a língua portuguesa como oficial. Atualmente há duas ortografias em vigor, uma em Portugal e outra no Brasil. Isso dificulta as relações internacionais, pois sempre que se redige um documeno de caráter internacional que envolve os dois países, ele é escrito em duas versões: uma no "português europeu" e outra no "português brasileiro", como se fossem duas línguas distintas. Como consequência, a língua portuguesa não pode ascender à condição de língua oficial de nenhum organismo internacional.
A intenção do acordo, portanto, é facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre as nações e ampliar a divulgação do idioma e da literatura em língua portuguesa.
O que muda com as novas regras?
Alfabeto
O alfabeto brasileiro passa a ter 26 letras, em vez de 23.Foram incluídas k, w e y, usadas principalmente em siglas e palavras originárias de outras línguas.Exemplos:Franklyn, Darwin, darwinismo, Kuwait, kuwaitiano, km (para quilômetro), kg (para quilograma), kW, (para kilowatt). Trema
O trema foi abolido de todas as palavras da língua portuguesa. Essa marcação servia, originalmente, para destacar a pronúncia do u nas combinações que, qui, gue e gui.A partir de agora, portanto, escreve-se aguentar, alcaguetar, ambiguidade, bilíngue, cinquenta, consequência, eloquente, enxágue, equestre, frequentar, linguiça, linguística, pinguim, sequestro, tranquilo, ubiquidade, etc.Porém, o trema é mantido em nomes próprios estrangeiros e suas derivações, como Bündchen, Schönberg, Müller e mülleriano, por exemplo. antes
cinqüenta
tranquilo
agora
cinquenta
tranquilo Ditongo aberto
Ditongo é o encontro de duas vogais pronunciadas em uma só sílaba.O acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos das palavras paroxítonas, como alcaloide, assembleia, boleia, epopeia, ideia, jiboia, paleozoico, paranoia, onomatopeia.As palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói continuam acentuadas: chapéu, herói, corrói, remói, céu, véu, lençóis, anéis, fiéis, papéis, Ilhéus. antes
idéia
heróico
jibóia
agora ideia
heroico
jiboia Hiato
Os hiatos são sequências de vogais que pertencem a sílabas diferentes.Foram eliminados os acentos circunflexos nos hiatos dos seguintes casos:oo – enjoo, perdoo, magoo, voo, abençoo;ee – creem, deem, leem, releem, veem, preveemO acento circunflexo continua valendo para sinalizar o plural dos verbos ter e vir e seus derivados: eles têm, eles vêm, eles retêm, eles intervêm.
antes
vôo
enjôo
vêem
lêem
agora leem
enjoo
veem
leem U tônico, I e U tônicos
U tônico. A letra u não será mais acentuada nas sílabas que, qui, gue, gui dos verbos como arguir, redarguir, apaziguar, averiguar, obliquar. Assim, temos apazigue (em vez de apazigúe), argui (em vez de ele argúi), averigue, oblique. Pode-se também acentuar desta forma esses verbos: ele apazígue, averígue, oblíque.
I e U tônicos. As palavras paroxítonas que têm i ou u tônicos precedidos por ditongos não serão mais acentuadas. Desta forma, agora escreve-se feiura, baiuca, boiuno, cauila.Essa regra não vale quando se trata de palavras oxítonas; nesses casos, o acento permanece. Assim, continua correto Piauí, teiús, tuiuiú.
antes
averigúe
argúi
feíura
tuiúca
agora
averigue
argui
feiura
tuiuca
O uso do hífen
1- O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos terminados em vogal + palavras iniciadas por "r" ou "s", sendo que essas devem ser dobradas.
Como era
ante-sala, auto-retrato, anti-social, anti-rugas, contra-senso, infra-som, ultra-sonografia
Como deve ser
antessala, autorretrato, antissocial, antirrugas, contrassenco, infrassom, ultrassonografia
Obs: em prefixos terminados em "r", permanece o hífen se a palavras seguinte for iniciada por por "r" ou "h". Ex: hiper-realista, inter-racial, super-homem.
2- O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos terminados em vogal + palavras iniciadas por outra vogal.
Como era
auto-afirmação, auto-ajuda, auto-escola, extra-oficial, contra-indicação.
Como deve ser
autoafirmação, autoajuda, autoescola, extraoficial, contraindicação.
Obs: essa regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por h: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, etc.
3- Agora utiliza-se hífen quando a palavra é formada por um prefixo terminado em vogal + palavra iniciada pela mesma vogal.
Como era
antiibérico, antiinflamatório, microondas, microorgânico
Como deve ser
anti-ibérico, anti-inflamatório, micro-ondas, micro-orgânico
Obs: uma exceção é o prefixo "co". Mesmo se a outra palavra iniciar com a vogal "o", não se utiliza hífen.
Dica importante: diante de palavras que se iniciam com h, sempre se utiliza hífen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar esta postagem.

SONETOS DE CRUZ E SOUSA

Cruz e Sousa  foi o  principal nome do Simbolismo brasileiro , nasceu em 24 de novembro de 1861. Filho de escravos alforriados, teve acesso ...